segunda-feira, 11 de março de 2013

Problemas de auto-estima nas crianças

É preciso estar com os filhos, conversar e mostrar interesse pelos filhos

Como se manifestam os problemas de auto-estima em uma criança? Como saber se meu filho tem problemas de auto-estima? Estas são perguntas que em algum momento os pais fazem a si mesmos.
Para obter respostas, o melhor é que os pais estejam atentos para detectar comportamentos que sejam mostras de baixa de autoestima.
Para isso, é preciso estar com os filhos, conversar com eles, e se interessar pelas suas atividades, dúvidas, questionamentos, etc.
Relacionamos aqui alguns sinais de que ou tudo vai bem ou de que algo vai mal.

Comportamento de uma baixa auto-estima

Os pais e a auto-estima nas crianças
Normalmente, durante seu desenvolvimento, as crianças podem apresentar muitas alterações de conduta. E isso é totalmente normal, já que a criança necessitará contrastar diferentes situações. Mas existem ações que persistem e se convertem em comportamentos quase crônicos. Por exemplo, quando a criança começa a evitar atividades intelectuais, desportivas ou sociais por medo do fracasso; quando engana, mente, e coloca a culpa nos outros; quando, por não confiar em si mesma e em sua capacidade, faz-se pequeno diante dos demais, quando se mostra agressivo ou violento, e extremamente tímido; quando se nega a tudo e se mostra frutrado diante de qualquer situação, ou a opinião alheia domina suas decisões.
Quando isso ocorrer, o primeiro é aproximar-se mais do seu filho, ter consciência do problema que tem, e tentar ajudá-lo como puder. O apoio da família é fundamental no processo de recuperação. Mas se você notar que a situação é mais séria e sentir que requer a ajuda de um especialista, não pense duas vezes antes de recorrer a este serviço. Melhor prevenir do que lamentar-se depois.
O papel da escola também é importante, já que é a que deve ter habilidade e meios para identificar o problema e ajudar a criança a dar uma saída a esses sentimentos tão distorcidos que lhes causam tantos problemas.

Comportamento de uma boa auto-estima

Em geral, uma criança com boa auto-estima pode demonstrar o desejo de tentar coisas novas, de aprender, de provar novas atividades; de ser responsável pelos seus próprios atos; de ter comportamentos sociáveis; de ter confiança em si mesma e em suas capacidades; de colaborar com os demais; de reconhecer seus erros e aprender com eles. Nesses casos, não tem nada com que se preocupar. Seu filho estará construindo uma boa auto-estima. Mas não se esqueça de que nem ela nem ninguém são perfeitos.

FONTE: http://br.guiainfantil.com/auto-estima/180-problemas-de-auto-estima-nas-criancas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário