sábado, 30 de março de 2013

CONCLUSÃO: O futuro começa agora!

O sucesso de um adulto começa a ser confeccionado nos passos da criança!


                  A primeira infância é a fase da vida entre zero e seis anos de idade. A importância dessa época da vida no desenvolvimento mental, emocional, de aprendizagem e de socialização da criança é tão importante quanto o desenvolvimento físico e neurológico. É a fase em que todos os fatos e acontecimentos influenciam positiva ou negativamente o indivíduo que está em formação. Várias análises e estudos feitos comprovam que é necessário uma atenção especial, proteção e cuidados, acolhimento para que a criança cresça livre o máximo possível de traumas e que possa ser um adulto tranquilo.
                    E este forma-se ainda no ventre materno recebe toda influencia do mundo externo, ela ouve os sons, conhece o som da voz da mãe, sente se é querida ou se está chegando num momento conturbado no seio familiar, essas percepções influenciam sua chegada, sua forma de introduzir-se na família. Ao crescer a criança vai testando a família que a recebe, os limites, os comportamentos e com isso ela vai se moldando e se mostrando, nesse momento cabe aos pais e responsáveis atuar de forma a mostrar a essa criança como é a melhor forma de conduzir-se dentro e fora do ambiente familiar.

                  Uma vez que esse trabalho é feito, dando limites, essa criança ao entrar em contato com o mundo exterior, ou seja a escola em primeira análise, ela saberá respeitar os colegas, os professores e todos os que o cercam em vários momentos da vida.  O artigo que foi usado neste blog, no dia 08 de março de 2013, Educação: limites ou excelência de José Maria Rodriguez Ramos, nos dá uma base do quanto a educação pode fazer na vida de uma criança.

                Claro que não é somente a educação que gera frutos sozinha, embora Sêneca nos diga que “A Educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida” (Lucius Annaeus Seneca; Corduba, 4 a.C.Roma, 65). Necessário é que, esta criança seja encorajada, fortificada pelos laços de união da família, a sua alimentação, a sua formação religiosa é muito importante para que não se perca em maus caminhos no futuro.

                Rádios, tvs e jornais apontam para crescente violência contra as crianças, realmente é alarmante o quanto as crianças são vítimas indefesas muitas vezes, dos próprios pais. No dia 13 de março, em nosso blog foi divulgado o assunto.  A matéria cita uma frase que foi usada para uma campanha contra os maus tratos: "não deixa marca aparente, mas marca por toda a vida”. Essa frase é muito verdadeira, pois há casos que as crianças ficam mesmo traumatizadas.            


        Com base nas postagens de nosso blog podemos concluir que é muito importante que uma criança seja respeitada desde sua concepção. Que seja entendido por todos que é muito importante o respeito à vida e a sua formação!        Dessa forma, a criança necessita de carinho, afeto, estima elevada, educação, respeito, alimentação, formação moral e religiosa para que o adulto de amanhã seja um adulto livre de máculas e possa gerar adultos em condições de ter vida digna e produtiva!

                

RITA DE CASSIA PINTO COELHO - MATRÍCULA 20092208460
Fonte: http://seminarioquatropedagogiacederj.blogspot.com.br/2013/03/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x_13.html

Esta conclusão foi publicada  em 30/03/2013, com base em minhas pesquisas feitas para a construção deste blog - 4º Seminário de Práticas Educativas - Projetos de Trabalhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário