Os alimentos que ajudam no desenvolvimento físico e mental
De acordo com o site da Mundo Verde, 30% das crianças estão com sobrepeso e podem desenvolver outras doenças como a diabetes. Esta constatação, no entanto, pode ser revertida com uma alimentação de qualidade , que atende as necessidades nutricionais das crianças. Pretendendo que estes alimentos sejam desencadeadores de um hábito alimentar saudável que inicia-se na infância, mas que perdura para a vida adulta.
"É sabido que tanto o corpo como o cérebro em crescimento necessitam de nutrientes para seu melhor desenvolvimento. O desenvolvimento da criança pode ser comprometido pelo consumo excessivo de açúcar e comida muito processada. O consumo de alimentos industrializados, refinados, cheios de gorduras e aditivos químicos é prejudicial a saúde e desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Estudos relacionam o hábito alimentar ao déficit de atenção e hiperatividade infantil."
Percebemos que as deficiências alimentares em crianças, por exemplo do ômega 3, prejudica a concentração, a manutenção cardíaca, da pele e também das articulações. Entretanto, podemos encontrá-lo em peixes, linhaça, castanhas e outras oleaginosas.
Nos cereais integrais como aveia e arroz encontramos boas fontes de ácido fólico e magnésio que ajudam no bom funcionamento do cérebro. Lentilha, soja e feijão são fontes de vitamina do complexo B e zinco, bons para a memória e sistema nervoso. Neste cardápio, também é bom incluir folhas escuras, elas promovem uma flora intestinal saudável com uma boa digestão e absorção de nutrientes.
Uma outra dica é não substituir refeições por leites, mingaus e iogurtes, tomados frequentemente eles podem desencadear um processo alérgico. Também tome cuidado com a ingestão de muitos doces e guloseimas salgadas , eles possuem muito açúcar e sódio.
Reitere sempre com seus filhos ou alunos a importância de praticar atividades físicas. O videogame e o computador também precisam de descanso e devem ser condicionados às regras familiares para o controle de horário.
Vídeo: Alimentação saudável na primeira infância
Leia na íntegra em :
Nenhum comentário:
Postar um comentário