As atividades lúdicas são
extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois são
atividades que reúnem, interessam e exigem concentração das crianças. A
partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar,
imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, enfim, aprender.
Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a
oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a
autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a
concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se
torne um adulto eficiente e equilibrado. Além disso, as crianças
aprendem muito mais se o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou
brincadeiras.
Durante as brincadeiras, a criança se constrói, experimenta, pensa, aprende a dominar a angústia, a conhecer o próprio corpo (Nicoletti e Filho, 2004), a compor sua personalidade e é nessa hora que ela exprime toda a sua criatividade.
Infelizmente, muitas escolas veem as atividades lúdicas apenas como um
passatempo para preencher as horas vagas, um período de descanso ou como
a hora de a criança gastar um pouco de energia, e não levam em
consideração a importância dessa hora.
Piaget (apud WAJSKOP, 1995, p. 63) nos diz que: “Os jogos fazem parte
do ato de educar, num compromisso consciente, intencional e modificador
da sociedade; educar ludicamente não é jogar lições empacotadas para o
educando consumir passivamente; antes disso é um ato consciente e
planejado, é tornar o indivíduo consciente, engajado e feliz no mundo”.
Por meio das atividades lúdicas, o professor estimula a imaginação das
crianças, fazendo com que ideias e questionamentos sejam despertados. É
preciso que o professor fique muito atento para que nenhuma criança seja
autoritária com as outras, e que todas tenham as mesmas oportunidades
na brincadeira. O professor deve estar atento também com a competição
nos jogos, e deve intervir quando necessário, para que as crianças
saibam que os jogos são coletivos e democráticos, e dão condições de
vencer a todos os jogadores.
É muito importante lembrar que as crianças têm todo o seu aprendizado
baseado em imitações. Por isso, se quisermos que nossas crianças
aprendam a tolerância, o respeito pelo próximo, a justiça, a paz, a
solidariedade, a aceitação e o reconhecimento do valor das diferenças, é
necessário darmos o exemplo, sendo um modelo vivo do que queremos
ensiná-los.
WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia
FONTE: http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/jogos-brinquedos-brincadeiras-no-aprendizado-crianca.htm
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